quarta-feira, 21 de março de 2012

Web Art: O anti-site na contramão da usabilidade


Um dos mais saturados discursos dos últimos anos é sobre a influência da internet nas demais mídias e na sociedade. Mas, qual potencial ela pode nos oferecer além da sua função já óbvia (e até meio desgastada) de meio de comunicação? Não seria o momento dos artistas se apropriarem dessa nova ferramenta para outros fins que vão além do bate-papo casual nas redes sociais, a foto do fim de semana com os amigos, ou a notícia sobre a celebridade do momento, dentre outros? Sim, e isso já vem acontecendo há algum tempo, porém ainda sem a representatividade necessária. Esse movimento é caracterizado principalmente pela Web Art, cujo conceito abrange a arte computacional e seu potencial interativo no qual o usuário tem sua sensibilidade estética e muitas vezes emocional tocada, podendo muitas vezes fazer parte do trabalho através de intervenções e alterar os resultados pela forma como "navega" pelos trabalhos.

Talvez a Arte, pelo seu forte caráter “imagético” adquirido através dos anos, se sinta sufocada diante de tantos caracteres, scripts e imagens “Googlescas”, e não tenha ainda conseguido achar uma forma adequada de “inquietar” o internauta, seja ele casual ou “hardcore”.

É discurso recorrente de vários estudiosos da área, que a Arte precisa refletir o contexto histórico no qual está inserida, assim ela ganha validade como forma de expressão. A postura hermética adotada pela internet atualmente reflete a contemporaneidade confortável que vivemos nos dias atuais (ou ao menos o desejo internalizado de ordem, que a sociedade carrega consigo no mundo de hoje), porém, em contraponto existe um paradoxal desconforto recluso diante de regras e “silêncios” pontuados por notas seqüenciais lógicas e previsíveis. 
Para uma melhor “representação” dos conceitos por trás da “desconstrução da internet” sugerida por esse movimento pouco estudando podemos visualizar o site oficial de Michel Melamed

Michel Melamed é poeta, ator, diretor teatral, autor teatral, performer e apresentador de televisão. (Esse site se apresentava de forma mais “desafiadora” porém após redesign ajustou sua ergonomia, talvez a pedido dos visitantes, ou opção do dono do mesmo).