segunda-feira, 16 de abril de 2012

Monopixel na escola como processo criativo da Arte Digital


A exposição Monopixel participou durante seu período de atuação no SESC de parte do processo de arte-educação da Escola SESC, na unidade Siqueira Campos. 

Devido a sua linguagem e forma de expressão de fácil apreensão ao publico jovem, a exposição foi escolhida para atividades educativas pela arte educadora Vanderléa Cardoso.
Inicialmente, houve um processo de sensibilização e conhecimento das turmas sobre o que acreditavam que fosse ou não arte para eles. Através de dois vídeos : "Quem tem medo de arte contemporânea?" e trechos de "Ilusões fotográficas de Vik Muniz".

A abertura da exposição e a visita de um dos artistas expositores, Tiago Lenartovicz ajudaram a despertar o interesse dos alunos pela temática da arte digital. Com isso, a professora planejou a visita ao laboratório de informática do SESC, e desenvolveu um trabalho de criação pela qual os alunos pudessem expressar-se através do  emprego do pixel, das cores quentes e frias que estão presentes nas obras da exposição, utilizando apenas de formas geométricas, através do software PAINT do pacote Windows 7. O interessante resultado mostrou a pluralidade de idéias e expressões da turma, e as soluções encontradas para dar vida as formas geométricas, inspirando-se na exposição Monopixel, sem com isso perder a subjetividade de cada aluno.

Clique aqui para conferir em nosso FLICKR os trabalhos desenvolvidos pelos alunos.